CONTRATAÇÃO COLECTIVA

Desde 2019, ainda enquanto MTA - Movimento dos Trabalhadores em Arquitectura, que os trabalhadores no sector da arquitectura têm vindo a exigir condições de trabalho dignas. A reivindicação e o trabalho para estabelecer tabelas salariais e garantias de progressão de carreira que acompanhem a evolução das competências e responsabilidades assumidas pelos trabalhadores em arquitectura, bem como a acumulação dos anos de experiência de trabalho estão inscritos nas linhas de acção desde o Manifesto fundador do MTA.

A partir desse momento, os trabalhadores em arquitectura focaram a sua energia na construção do SINTARQ - Sindicato dos Trabalhadores em Arquitectura, como consequência natural da progressiva discussão, esclarecimento e compreensão da importância da formalização do sindicato para a garantia da melhoria das suas condições de vida e de trabalho.

No programa da lista eleita, assim como no plano de actividades do SINTARQ para 2023, inscreveu-se, novamente a prioridade com que nos guiamos desde 2019 - a promoção da negociação colectiva para a garantia de condições de trabalho dignas que ultrapassem em larga medida o cumprimento da lei.

Em 2022, com a formalização do SINTARQ, lançámos discussão e posicionamento sobre documentos concretos que influenciam a vida dos trabalhadores em arquitectura, como “Famílias Primeiro”, “Mais Habitação”, “A Agenda do Trabalho Digno”, fizemos reuniões temáticas “Trabalhadores Imigrantes”, “Estágios” e “Direitos dos pais e mães trabalhadoras”, onde lançámos linhas de acção concretas e reiteramos a importância de alavancarmos a discussão e promoção da contratação colectiva.

Propaganda da Contratação Colectiva

O SINTARQ, junto dos seus associados, tem vindo a promover esta discussão e a alargá-la para o máximo de trabalhadores em arquitectura possível. A força e organização colectiva dos trabalhadores é o único e determinante garante para a defesa e reivindicação de condições de trabalho dignas e a efectivação dos nossos direitos e aspirações.


Vê aqui o glossário